Observatório de Riscos em Cadeia de Suprimentos

Com a crescente importância das áreas de Logística e Supply Chain no atingimento dos resultados das organizações, o GVcelog criou em janeiro de 2016 o “Observatório de Riscos em Cadeia de Suprimentos”, porque entende que o tema tem sido discutido com considerável relevância no ambiente empresarial e acadêmico, além de estar atraindo o interesse significativo de pesquisadores internacionais.

O Observatório de Riscos em Cadeia de Suprimentos busca em seus objetivos ser uma referência em pesquisas e servir como instrumento para a reflexão dos riscos percebidos nas cadeias de suprimentos através do debate e integração entre academia e executivos da área. Entretanto, no Brasil, poucas pesquisas foram realizadas sobre o tema, tendo a FGV-EAESP contribuído para o aumento e disseminação destes conhecimentos. As pesquisas e publicações sobre Riscos em Cadeias de Suprimentos vêm sendo desenvolvidas pelos pesquisadores brasileiros envolvidos nessa proposta desde 2012, tendo gerado uma série de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos, dissertações e teses, além de publicações de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, evidenciando o amadurecimento e domínio do conhecimento nessa área de pesquisa.

Nesse sentido o GVcelog pretende atuar de forma inovadora, a fim de gerar conhecimento, difundir práticas e contribuir para o aumento da resiliência das empresas em situações adversas tornando-as mais competitivas.