Pesquisas em andamento

  • Perdas e Desperdícios na Cadeia de Alimentos

    This project proposes to identify food loss and waste hazards throughout the supply chain. It will trace one horticultural product from agricultural site to the consumption point, identifying inputs added in each value chain activity and hazards that might influence loss and waste. Based on the qualitative results, it will be proposed a method to reduce food loss and waste and actions to transform it to a circular chain. Findings will be discussed among stakeholders to validate the proposals and prescribe actions. The research results can be the basis for further comparative studies as well as suggesting policymakers and managers on ways to reduce food loss and waste, contributing to the promotion of a circular economy.

    Pesdquisadora Coordenadora:
    Profa. Luciana Vieira Marques

    Pesquisadores:
    Fernando Coelho Martins Ferreira http://lattes.cnpq.br/3546864333364295

    Priscila L. S. Miguel http://lattes.cnpq.br/6364115193923610

    Ely Laureano Paiva http://lattes.cnpq.br/3266145095735910

    Susana C. F. Pereira http://lattes.cnpq.br/4071795741573215

    Simone Sehnem (Pos Doc POI): http://lattes.cnpq.br/4508281701376570

    Alexia Hoppe (Pos Doc CNPq):  http://lattes.cnpq.br/8525876918878709

    Márcia Dutra de Barcellos (UFRGS) http://lattes.cnpq.br/5277492107669504

    Pesquisadores Colaboradores:
    Ícaro Célio de Carvalho
    Camilla Guimarães
    Renan Lucas Ferraz

     

     

    Pesquisador:
    Profa. Luciana Marques Vieira
    FGV EAESP
    2017
  • Colaboração entre Indústria e Varejo

    A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar o entendimento do que é colaboração para os diferentes envolvidos nos relacionamentos entre indústria, atacado e varejo e quais seus ganhos e custos.

    Pesquisador Colaborador: Ícaro Célio Carvalho

    Pesquisador:
    Professores: Priscila Miguel, Fabio Tescari, Cláudio Minerbo
    FGV EAESP
    2017
  • Riscos no Agronegócio

    A presente pesquisa tem como objetivo compreender como as cadeias de suprimentos do agronegócio no Brasil são afetadas por diferentes fontes de riscos (econômicas, climáticas, infraestrutura, fornecedores e demanda, regulatórios). Além disso, busca-se analisar como as diversas organizações destas cadeias tomam decisões sobre quais riscos mitigar e que ações são tomadas no processo de suas operações, incluindo atividades de planejamento, resposta e recuperação pós evento de risco. Neste processo buscamos identificar também o papel de stakeholders durante os eventos, a opinião de especialistas e de tomadores de  decisão ligados às cadeias de suprimentos.

    Pesquisadores colaboradores:
    Renata P. Brito, Luciana Betiol,Karina dos Santos,Roger Luna

    Pesquisador:
    Professoras Priscila L.S. Miguel e Susana C.Farias Pereira
    FGV EAESP
    2017
  • Custos logísticos no Brasil - Uma Metodologia Inovadora

    Qual o real custo logístico das empresas brasileiras?

    A FGV EAESP, por meio do GVcelog-Centro de Excelência em Logística e Supply Chain, realizará uma pesquisa sobre Custos Logísticos, sob uma visão diferenciada, no que diz respeito a metodologia para se obter dados mais realistas a respeito do tema.

    O objetivo geral da pesquisa é o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia, completamente inovadora em relação às existentes, para quantificação e detalhamento dos custos logísticos das empresas brasileiras. Além de uma primeira aplicação da metodologia, o projeto contempla também a criação de procedimentos e rotinas para replicações anuais dos levantamentos.

    Permitirá, também, a constituição de uma importante base de dados com imensa capacidade de processamentos complementares, para atender às mais diversas necessidades do país na área de custos associados à logística.

    Com base nesse conhecimento será possível influenciar na formulação de políticas públicas e estratégias empresariais. A FGV irá divulgar os resultados junto aos órgãos públicos responsáveis e à entidades de classe e realizar eventos para estimular debate sobre como promover a redução do custo logístico brasileiro. No âmbito privado, será feito um trabalho junto à mídia comercial e especializada para divulgar os resultados e orientar empresas sobre estratégias logísticas que podem reduzir seu custo operacional. Espera-se com isso criar um ciclo positivo de monitoramento, ações e melhoria que venha no longo prazo contribuir para a redução desse importante gargalo da economia brasileira.

    Pesquisador:
    Professores da FGV EAESP: Manoel A.S. Reis, Juiliana Bonomi e alexandre Pignanelli
    FGV EAESP
    2017/2018
  • Mapeamento da Maturidade de Compras de Organizações Brasileiras

    A área de Compras no Brasil tem enfrentado dificuldades para se firmar como área estratégica dentro das empresas. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e melhoria da competitividade das organizações, este estudo visa a criação de um índice de maturidade de Compras em empresas brasileiras, que será divulgado a cada 2 anos. A este índice, serão vinculadas propostas de desenvolvimento da área, pontos críticos e ao longo do tempo, sua evolução.

    Previsão de conclusão: 2017

     

    Pesquisador:
    Professores: Cristiane Biazzin, Priscila Miguel, Fabio Tescari, Luis Alexandre
    FGV-EAESP
    São Paulo - 2015
  • Como as Empresas tem Utilizado as Redes Virtuais para o Desenvolvimento de Competências Operacionais?

    Com o advento da internet, a comunicação e troca de informações assumiu novos padrões de velocidade e qualidade. É também fato que as redes sociais tem sido amplamente utilizadas não apenas para fins de entretenimento e marketing, mas também para acelerar a troca de informação nas atividades e práticas operacionais (mesmo que de forma não-institucionalizada pela empresa) mas como uma alternativa que os colaboradores encontraram para alavancar seus processos. Dessa forma, almeja-se com o presente estudo avaliar a existência desse fenômeno, sua intensidade, como tem sido estruturado pelos colaboradores e como tem impactado o desempenho operacional da firma.

    Previsão de conclusão: junho/2016

    Pesquisador:
    Profa. Cristiane Biazzin e Isabella Ulson - aluna graduação - PIBIC
    FGV-EAESP
    São Paulo - 2015
  • Pesquisador:
    Jalba Miniussi - Orientador: Professor Luiz Artur L. Brito
    FGV-EAESP
    São Paulo - 2015