Sobre o GVcelog

A iniciativa de criação do Centro de Excelência em Logística e Supply Chain (GVcelog), na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), é conseqüência da crescente compreensão entre executivos, acadêmicos e práticos de que as empresas já não competem mais como entidades isoladas, mas como parte de uma rede cada vez mais interdependente.

Isso é explicado, principalmente, pelo extraordinário aumento da concorrência, fruto da desregulamentação iniciada no mundo nas últimas décadas do Século XX e do conseqüente fenômeno da globalização. Neste contexto, é fato que a área de Administração da Cadeia de Abastecimento (Supply Chain Management) e, no seu bojo, a Administração Logística, têm sido focos de interesse crescente e sem precedentes, em vista do seu potencial para racionalizar e reduzir custos e agregar valor intangível através da disponibilização de produtos e serviços.

No caso brasileiro, o cenário acima descrito se acentua pela abertura comercial iniciada na primeira metade da década de 90. As implicações dessas mudanças no cenário competitivo são profundas, tornando necessárias novas formas de gestão e o desenvolvimento de novas habilidades e novos formatos organizacionais.

O GVcelog, que iniciou suas atividades em março de 2005, tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, atuando, principalmente, na Administração Logística e nos diversos aspectos da Administração da Cadeia de Abastecimento, em busca da melhoria do desempenho das empresas brasileiras no mercado nacional e internacional.

Saiba mais sobre a Missão, Visão e Objetivos do GVcelog.